Apresentação

O Estado do Paraná promove, de 6 a 10 de novembro de 2023, a Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná – Paraná Faz Ciência. Com ações integrativas e interativas de divulgação científica, divididas em seis eixos temáticos, o evento tem como objetivo fortalecer a cultura de Ciência e Tecnologia no Estado.

O evento integra a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, iniciativa que visa a popularização do conhecimento científico em ações por todo território nacional.

Pela primeira vez em formato presencial, a Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná – Paraná faz Ciência 2023 terá como sede o Campus da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e contará com a participação de diversos parceiros que apresentarão à comunidade um pouco do que a ciência paranaense produz.

Nas edições anteriores, em 2020 e 2021, durante a pandemia de Covid-19, a Semana foi realizada de forma remota e todo conteúdo veiculado está na página do Paraná Faz Ciência.

O objetivo segue o mesmo: promover ações de educação e divulgação científica para diferentes públicos, alcançando amplos setores da sociedade, em articulação com especialistas e instituições de ciência, tecnologia e inovação.

Essas ações visam estimular o compartilhamento de experiências e a geração de conteúdos e produtos de sua popularização como ferramentas de socialização do conhecimento no âmbito das Instituições de Ensino Superior (IES) e outras Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT), possibilitando que mais cidadãos saibam que o Paraná faz ciência.

Com atividades simultâneas, os participantes poderão escolher livremente as áreas a serem visitadas e a participação em atividades agendadas, criando o próprio itinerário a partir de seus interesses.

A promoção da Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná – Paraná Faz Ciência 2023 é da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná (FA), Secretaria Estadual de Modernização, Transformação e Inovação (SEI) e Universidade Estadual de Londrina (UEL).